O Dínamo Moscou, da Rússia, enviou uma nota aos principais clubes brasileiros criticando o meia Bitello, ex-Grêmio, e seu empresário. O jogador viajou ao Brasil no início de janeiro e ainda não retornou, pois deseja deixar o clube.
- 📰 Confira as últimas notícias do Grêmio hoje
No entendimento do Dínamo, Bitello está forçando a própria saída. O ex-gremista negocia com o Botafogo, que já fez três propostas — sendo a última de 18 milhões de euros — todas recusadas pelos russos. O clube alega que o atleta está “desaparecido” há 10 dias.
“Referimo-nos aqui à situação do jogador João Paulo de Souza Mares (Bitello). O jogador não compareceu aos treinos e está desaparecido há 10 dias”, iniciou o Dínamo em nota, antes de completar:
“Até onde sabemos, o jogador permanece no Brasil, e seu agente — Sr. Maickel dos Santos Portela — tenta envolver outros clubes brasileiros em negociações sem autorização do Dínamo. Posto isso, o jogador tem contrato longo com o nosso clube.”
O Dínamo também alertou as equipes brasileiras de que quaisquer negociações iniciadas por Bitello e seu agente não contam com a autorização do clube, configurando violação do contrato de trabalho.
“Portanto, devemos ressaltar que quaisquer negociações, passadas ou futuras, iniciadas pelo jogador ou pelo Sr. Portela ou outros representantes, NÃO são autorizadas pelo Dínamo. Assim, sob tais circunstâncias, quaisquer negociações deste tipo constituem um incentivo à violação do contrato de trabalho.”
Leia a nota do Dínamo na íntegra:
“Referimo-nos aqui à situação do jogador João Paulo de Souza Mares (Bitello). O jogador não compareceu aos treinos e está desaparecido há 10 dias.
Até onde sabemos, o jogador permanece no Brasil, e seu agente — Sr. Maickel dos Santos Portela — tenta envolver outros clubes brasileiros em negociações sem autorização do Dínamo. Posto isso, o jogador tem contrato longo com o nosso clube.
Embora estejamos profundamente frustrados com a má conduta do jogador, gostaríamos de enfatizar o nosso apreço pelo futebol brasileiro como um dos principais mercados globais. Portanto, devemos ressaltar que quaisquer negociações, passadas ou futuras, iniciadas pelo jogador ou pelo Sr. Portela ou outros representantes, NÃO são autorizadas pelo Dínamo. Assim, sob tais circunstâncias, quaisquer negociações deste tipo constituiriam um incentivo à violação do contrato de trabalho.
Confiamos na sua compreensão desta situação, que consideramos perturbadora e abusiva para qualquer clube de futebol, e pedimos-lhe que tenha esta informação em consideração.”
⚠️ Dínamo de Moscou diz que Bitello está desaparecido e critica o jogador e seu empresário.
O clube russo enviou hoje uma nota para clubes brasileiros criticando o meia por má conduta, por ter permanecido no Brasil para tentar forçar sua saída. O empresário do atleta também foi… pic.twitter.com/tzZqx4np2R
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 23, 2025
Empresário de Bitello rebate nota do Dínamo
Em comunicado, o empresário do jogador, Maickel dos Santos Portela, afirmou que todas as negociações até o momento ocorreram com o consentimento do Dínamo Moscou, podendo comprovar o fato por meio da troca de e-mails com propostas e contrapropostas do próprio clube russo.
“Recebemos, eu e o atleta, com surpresa, a informação divulgada em ofício pelo clube. O interesse de grandes instituições do futebol mundial é de pleno conhecimento de todas as partes, tanto que já tivemos inúmeras respostas a diferentes propostas encaminhadas ao Dínamo por mim e por representantes oficiais dos clubes interessados.
Trocas de e-mails e documentos de propostas e contrapropostas provam o envolvimento do Dínamo em tudo que foi ofertado ao atleta. Por isso, em todos os momentos, onde, quando e o que o Bitello estava fazendo eram de conhecimento do clube.
Reforço que não há, da minha parte ou do Bitello, qualquer ação que não seja do conhecimento do Dínamo. Lamento profundamente essa atitude, que será tratada na esfera apropriada.”