Os resultados e o desempenho apresentado pelo Grêmio nesta temporada aumentam a indefinição sobre quem será o técnico tricolor para o ano de 2025. As eliminações precoces nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América acabaram com as possibilidades de um título nacional nesta temporada.
Veja também: A lista completa de desfalques e a escalação do Flamengo diante do Grêmio
Em manifestações públicas, dirigentes gremistas alegam que a decisão só será tomada após o fim do Campeonato Brasileiro, quando também se encerra o contrato de Renato com o clube. A possibilidade de saída neste momento é a tendência, principalmente considerando o interesse do Cruzeiro em sua contratação.
Cruzeiro quer Renato como técnico do clube em 2025
Vivendo um novo momento em sua história, o Cruzeiro pretende ter um projeto ambicioso para o próximo ano, tendo grande capacidade de investimento em reforços. Para isso, o clube entende que necessita de um técnico com maior currículo do que o atual comandante, Fernando Seabra, para disputar com os melhores times do país e da América do Sul.
Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do clube mineiro, é o principal responsável por manifestar o interesse e iniciar conversas para negociar a contratação de Renato Portaluppi. Pelaipe já trabalhou como dirigente do Grêmio e possui bom relacionamento com Renato.
Por outro lado, a direção do Grêmio trabalha em algumas decisões estratégicas visando o próximo ano. Uma delas é a negociação pela contratação de Luiz Felipe Scolari, ex-treinador e que seria contratado para a função de coordenador técnico.
Recentemente, Felipão confirmou que foi procurado pela direção gremista, mas não aceitou neste momento por problemas particulares. O cargo de coordenador técnico do Grêmio está vago e não foi preenchido desde que o presidente Alberto Guerra assumiu o clube, em novembro de 2022.