O futebol gaúcho já esteve bem mais otimista em outros momentos sobre o retorno do Gauchão. Com os recentes números crescentes no Rio Grande do Sul, regiões importantes como a de Caxias do Sul ganharam bandeira vermelha, jogando “incerteza” sobre a sequência do estadual.
Essa foi a palavra utilizada pelo vice-presidente de futebol Paulo Luz em entrevista concedida à Rádio Bandeirantes:
“O decreto é mais restritivo, e cria uma incerteza muito grande. Antes, tínhamos uma perspectiva de retomada do Campeonato Gaúcho, mas agora temos novas orientações sanitárias do estado e do município”, disse.
Ainda assim, ele tem confiança que os jogos possam recomeçar no início de agosto.
“Sempre acreditei muito (na conclusão do Gauchão). O futebol é um negócio, e todos os negócios têm se planejado para retomadas. Temos o entendimento de que, perto do início de agosto, teremos a retomada”.
De acordo com as regras de distanciamento controlado, medido por cores de bandeiras, Pelotas é a única cidade dos representantes do Gauchão apta a ter jogo, por estar “amarela”. Caxias, por sua vez, viu a sua região entrar na “vermelha” por apresentar alto risco de contágio e baixa capacidade do sistema de saúde. A dupla Ca-Ju suspendeu os treinos.