Ausente nos primeiros trabalhos em campo da pré-temporada do Grêmio para 2023, Lucas Leiva teve a sua situação explicada nesta terça-feira pelo próprio clube. Em nota, a assessoria gremista informou que o jogador teve constatada uma “alteração no ritmo cardíaco” durante exames realizados de rotina.
+Grêmio trabalha por saídas de volantes e espera aliviar em meio milhão a folha salarial
O diagnóstico é de acinesia, que impede o funcionamento correto da musculatura do coração. No momento, ainda é prematuro dizer que o jogador precisará fazer intervenção cirúrgica ou se poderá seguir jogando.
“Acinesia é um termo utilizado para explicar que uma parede do coração não contraí. Essa acinesia pode gerar arritmia, que é quando o coração bate fora do ritmo correto. Pode ser algo simples ou uma situação que requer um tratamento mais invasivo. É muito difícil de avaliar, então deve ser investigado”, explicou, ao site GZH, o cardiologista Fábio Cañellas, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul – SOCERGS.
Lucas Leiva fará consulta
Após realizar exame de ressonância no começo da semana, Lucas Leiva terá uma nova consulta com um especialista nesta quinta-feira, em Porto Alegre, para saber mais detalhes do quadro e que tipo de postura deverá ser adotada. A nota oficial gremista, que você revê logo abaixo, não trouxe maiores detalhes:
“O Departamento Médico do Grêmio comunica que o atleta Lucas Leiva apresentou, nos exames de rotina da pré-temporada, um quadro de alteração do ritmo cardíaco sendo, por consequência, afastado de atividades físicas até a conclusão de exames complementares e tratamento do quadro”, disse o clube durante a tarde de terça.