Na noite da última terça-feira (23), durante a vitória do Grêmio por 1 a 0 contra o Estudiantes em La Plata, válida pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, um triste episódio de racismo manchou o evento. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram torcedores do Estudiantes fazendo gestos racistas, imitando macacos, em direção aos torcedores do Grêmio.
Veja também: Vídeo mostra gol do Grêmio contra o Estudiantes pela perspectiva da torcida; assista
Em resposta ao ocorrido, o Estudiantes agiu rapidamente, anunciando na manhã de quarta-feira (24) que iniciou uma investigação e um procedimento administrativo interno para identificar e punir os responsáveis pelos atos de racismo.
“O Estudiantes de La Plata iniciou nesta manhã uma investigação e um procedimento administrativo interno para identificar os indivíduos que cometeram crimes raciais no jogo da noite da última terça-feira contra o Grêmio”, disse o clube em nota.
A nota oficial do clube argentino revela o desejo, inclusive, de processar na esfera cível os torcedores envolvidos nos atos de racismo caso o clube sofra algum tipo de punição.
“Além da ação que resultará em uma sanção exemplar para as pessoas envolvidas, denunciaremos esse comportamento na justiça criminal, que viola leis e acordos internacionais. Disponibilizaremos todas as provas obtidas para a investigação. Ao mesmo tempo, será avaliada a possibilidade de iniciar uma ação cível para que os envolvidos sejam responsáveis pelos danos que possam ser causados à nossa instituição”, seguiu o Estudiantes em nota.
Leia a nota do Estudiantes na íntegra
“O Estudiantes de La Plata iniciou nesta manhã uma investigação e um procedimento administrativo interno para identificar os indivíduos que cometeram crimes raciais no jogo da noite da última terça-feira contra o Grêmio.
Além da ação que resultará em sanção exemplar para as pessoas envolvidas, denunciaremos esse comportamento na justiça criminal, que viola leis e acordos internacionais. Disponibilizaremos todas as provas obtidas para a investigação. Ao mesmo tempo, será avaliada a possibilidade de iniciar uma ação cível para que os envolvidos sejam responsáveis pelos danos que possam ser causados à nossa instituição.
Do clube apoiamos a campanha da Conmebol “Basta de Racismo!” e estamos empenhados em rejeitar veementemente qualquer acto de racismo como o que ocorreu ontem à noite.
Continuaremos com nosso trabalho permanente de conscientização de nossos associados e apoiadores, e também de sanção a quem se desviar do caminho de respeito e bom comportamento que nos identifica.”