O lateral-direito João Pedro foi anunciado como um dos primeiros reforços do Grêmio na gestão de Alberto Guerra. Após uma passagem apagada pelo Corinthians, ele foi inicialmente visto como uma aposta sem muito pedigree. No entanto, o defensor aos poucos conquistou a confiança do técnico Renato Portaluppi e hoje é uma das principais peças do time.
Veja também: Carballo ainda sente dores, mas mesmo assim será utilizado por Renato
O ex-vice-presidente de futebol do Grêmio, Paulo Caleffi, um dos responsáveis pela contratação de João Pedro, revelou uma promessa feita pelo jogador durante seu acerto com o clube: não iria decepcionar.
“Aquele que eu costumo dizer que é o melhor custo-benefício das contratações [do Grêmio] é o João Pedro, o lateral-direito […] Quando eu falei lá atrás com o João Pedro, ele disse categoricamente: ‘Paulo, eu não vou decepcionar a oportunidade que o Grêmio está me dando’. Este tipo de coisa é cara”, afirmou Caleffi em entrevista ao podcast Papo Copero.
Caleffi também revelou que um ex-jogador do Grêmio foi fundamental na contratação de João Pedro. Paulo Roberto, campeão da Libertadores e do Mundial com o tricolor, sugeriu o nome do lateral à diretoria.
“Quem nos trouxe o nome foi Paulo Roberto. Foi ele quem me ligou e sugeriu o nome do João Pedro, ajudando enormemente na composição com o Porto, de Portugal, e depois com o empresário do atleta, que é o Paulo Pitombeira”, disse Caleffi.
João Pedro pelo Grêmio
Aos 27 anos, o jogador tornou-se titular absoluto na lateral-direita do Grêmio. Contratado como aposta, ele assinou uma renovação de contrato até dezembro de 2025 ao término da temporada passada.
Em 2024, participou de 19 partidas pelo Grêmio, com um gol e duas assistências. Em 2023, foram 44 jogos, com três gols e duas assistências.