Destaque do Monaco, da França, nesta temporada, o lateral-esquerdo Caio Henrique, ex-Grêmio, pode disputar a próxima Copa do Mundo por uma seleção que não a brasileira.
+ Dupla ex-Grêmio renova até 2027 com clube europeu
De acordo com a imprensa local, o jogador analisa a possibilidade de se naturalizar espanhol e defender a Seleção da Espanha já nesta Copa do Catar, a ser disputada no mês de novembro. O jogador conta com apoio de atletas que passaram pelo mesmo processo, como Deco, seu agente, e Diego Costa, amigo pessoal.
No caso de Deco, nascido em São Paulo, defendeu a seleção portuguesa por anos. Da mesma forma, Diego Costa, natural de Sergipe, atuou pela seleção espanhola, inclusive na Copa do Mundo do Brasil, em 2014.
Caio Henrique possui cidadania espanhola desde 2020. O jogador fez parte de sua base no Atlético de Madrid. Depois passou por Paraná, Fluminense e Grêmio. Agora, aos 25 anos, defende o Monaco e jamais vestiu a camisa principal da Seleção Brasileira.
Caio Henrique teve curta passagem pelo Grêmio
Após se destacar pelo Fluminense, Caio Henrique defendeu as cores do Grêmio na temporada de 2020, mas sua passagem pelo tricolor durou pouco. Cedido pelo Atlético de Madrid, o lateral disputou apenas cinco partidas pelo clube, entre Campeonato Gaúcho e Libertadores.
Por conta da pandemia, foi chamado de volta pela equipe espanhola e logo negociado com o futebol francês, onde permanece até hoje.