Promovido ao time profissional na temporada de 2019 pelo técnico Renato Portaluppi e apontado como o sucessor de Arthur, o volante Darlan Mendes não conseguiu se firmar no Grêmio, mas hoje vive um bom momento no futebol asiático.
O meio-campista atuou entre os profissionais do Grêmio durante três temporadas completas, porém foi emprestado ao Juventude e à Chapecoense entre 2021 e 2022 após não conseguir se firmar. Em 2023, retornou ao Tricolor, mas optou por uma rescisão amigável de contrato para defender o Levski Sofia, da Bulgária.
Após poucos meses atuando no futebol búlgaro, Darlan foi negociado com o Wuhan Three Towns FC, da China. O Grêmio, que ainda detinha 30% de seus direitos econômicos, faturou 1,6 milhão de reais com a transferência.
Darlan em boa fase no futebol chinês
No Wuhan Three Towns, Darlan Mendes reencontrou seu bom futebol e conquistou espaço na equipe. Assim que chegou, tornou-se titular e não perdeu mais a vaga. Em 2024, disputou 31 partidas, todas como titular, anotou 4 gols e deu 2 assistências, encerrando a temporada como um dos principais destaques do clube.
O Wuhan Three Towns não fez uma grande campanha no Campeonato Chinês, encerrando a competição na 11ª colocação, com 31 pontos — apenas 4 a mais que o Meizhou Hakka, primeiro rebaixado à segunda divisão. O título ficou com o Shanghai Port, do brasileiro Oscar.
Segundo o site SofaScore, especialista em estatísticas de futebol, Darlan foi o terceiro melhor jogador do Wuhan Three Towns no Campeonato Chinês, obtendo uma nota média de 7,20 ao longo de toda a competição.
Aos 26 anos, o ex-gremista tem contrato até dezembro de 2026 com o clube chinês.
O Gremistas é a sua fonte confiável de notícias do Grêmio. Acesse diariamente para ficar por dentro dos próximos jogos, resultados, mercado da bola e tudo mais que acontece no Tricolor.