Hoje no Porto, de Portugal, o atacante Pepê, ex-Grêmio, vem chamando a atenção pela boa fase que vive no futebol europeu e está no radar da Seleção Brasileira, mas para atuar em uma posição diferente.
+ Bruno Alves explica como Suárez transformou o ambiente de trabalho no Grêmio
De acordo com o colunista Rafael Reis, do site UOL Esporte, a possibilidade de Pepê chegar a seleção é exatamente por onde vem sendo improvisado nos últimos jogos pelo técnico Sérgio Conceição no Porto: na lateral-direita. O setor apresenta certa carência, ainda sem um titular absoluto definido.
Emerson Royal, do Tottenham, Vanderson, ex-Grêmio, atualmente no Monaco, e Arthur, do América-MG, disputam a posição que ainda pode ter Pepê nas próximas convocações, visando o ciclo do Brasil para a próxima Copa do Mundo, em 2026.
Pepê pode render bolada ao Grêmio
Com 26 anos, Pepê vem sendo destaque do Porto pela versatilidade, e apesar de ser atacante de origem, se mostrou apto para atuar em outros setores do campo, inclusive como lateral-direito quando necessário, como citado acima.
Na Europa, esse tipo de jogador sempre é visado e Pepê vem despertando interesse de clubes da Inglaterra, Espanha e França ultimamente. Hoje, o jogador tem uma multa rescisória de 70 milhões de euros e o Grêmio conta com 12,5% de “mais-valia” sobre o atleta.
Isso significa que o valor do lucro que o Porto receber na venda do jogador, parte será do Grêmio, o que hoje seria a fatia de 12,5%, prevista no contrato quando o atleta foi vendido ao clube português. Se Pepê for vendido pela multa rescisória, essa quantia que o Grêmio teria direito seria de 8,7 milhões de euros (R$ 48,5 milhões na cotação atual).