A partida do Grêmio contra o Fluminense, que terminou com a vitória do Tricolor gaúcho por 2 a 1, continua rendendo polêmicas fora do campo. O zagueiro do time carioca, Felipe Melo, pode sofrer sérias consequências por comentários feitos sobre a arbitragem do jogo. A Associação Brasileira de Árbitros de Futebol (Abrafut) acusou o jogador de confundir a liberdade de expressão com o uso de palavras que atingem a honra e a dignidade dos profissionais.
Veja também: Comentarista de arbitragem cita erros no jogo entre Grêmio x Fluminense
Na ocasião, Felipe Melo fez críticas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à equipe de arbitragem, focando em particular em um suposto pênalti não marcado que envolvia o zagueiro Nino. Além disso, o jogador questionou a efetividade do VAR e alegou que o Fluminense foi “roubado”.
Baseado nessas declarações, a Abrafut classificou como “graves acusações e graves ilações” os comentários do jogador, incluindo uma afirmação polêmica onde ele exige que a arbitragem seja presa: “Tem que ser preso! (…) Roubaram o Fluminense! O Fluminense foi roubado! Esse juiz tem que ser preso! (…). Já é difícil para caramba ganhar do Grêmio fora de casa! Aí tem um pênalti claríssimo e o VAR fala que nada aconteceu! É um roubo! Isso é uma covardia! Covardia!”
Consequências para Felipe Melo
A Abrafut sugeriu um processo disciplinar contra Felipe Melo e pediu uma possível punição para o mesmo. Vale notar que a procuradoria do STJD ainda irá se manifestar após analisar o material enviado pela Abrafut.
Veja também: Flamengo deve ter vários desfalques para enfrentar o Grêmio, pela Copa do Brasil
Assim, espera-se um desenrolar complexo dessa situação nos próximos dias. A postura de Felipe Melo pode ter efeitos não só sobre o seu futuro na equipe Fluminense, como também pode incitar debates acerca do respeito necessário entre atletas e árbitros no futebol nacional.