A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) atendeu parcialmente às exigências feitas pelo Grêmio em relação à possibilidade de escalar árbitros de fora do estado para os jogos restantes do Campeonato Gaúcho.
- 📰 Confira as últimas notícias do Grêmio hoje
Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, confirmou que, tanto para os confrontos de volta das semifinais quanto para as duas partidas da decisão do título, os árbitros responsáveis pelo VAR virão de outra federação.
“Para as próximas partidas do Campeonato Gaúcho, semifinal e final, chamaremos uma equipe de VAR de uma Federação coirmã”, afirmou o dirigente, antes de completar:
“Nós continuamos com 100% de confiança na nossa arbitragem, não há necessidade de chamar ninguém de fora. Mas no VAR, pelo movimento bélico que está acontecendo, nos deixaram sem outra alternativa”.
A arbitragem da FGF vem sendo alvo de críticas desde as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, e a escolha de profissionais de fora do estado para o VAR surgiu após o erro do árbitro Douglas da Silva, que não acionou o juiz de campo para analisar um possível pênalti em Monsalve no confronto entre Grêmio e Juventude. Já os árbitros de campo serão os da Federação Gaúcha de Futebol.
Grêmio terá acesso aos áudios do VAR
No domingo, um dia após a partida contra o Juventude, o Grêmio solicitou à FGF que disponibilizasse os áudios do VAR com a interpretação de Douglas da Silva sobre o lance de pênalti em Monsalve. De acordo com Luciano Hocsman, esses áudios serão disponibilizados nesta terça-feira.
“Ainda hoje nós vamos disponibilizar os áudios do VAR de todos os lances que foram questionados pelos clubes. E a partir de agora, caso aconteça, nós vamos manter o mesmo procedimento: primeiro o clube vem aqui, escuta o áudio, tem a explicação da Comissão, e depois terá o link no site da Federação disponibilizando os áudios.”, declarou Hocsman.
Os jogos de volta das semifinais do Campeonato Gaúcho estão marcados para o próximo sábado, dia 1º de março. Às 16h30, o Grêmio enfrenta o Juventude no estádio Alfredo Jaconi. Já o Internacional recebe o Caxias às 21h30, no estádio Beira-Rio.