A decisão do Campeonato Gaúcho deverá acontecer com jogo único e não mais com partidas de ida e volta. A mudança deverá ser oficializada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) na próxima quinta-feira, após a final do turno entre Grêmio e Internacional, na quarta.
Desta forma, o campeão Gaúcho de 2020 será conhecido já no domingo do próximo final de semana. A decisão foi tomada nos bastidores e já foi comunicada ao Caxias, que inicialmente era contra a proposta da FGF.
O que o presidente da Federação aguarda é a definição de quem avançará para a grande decisão. Por isso, após o clássico Gre-Nal, que valerá a Taça Francisco Noveletto, o anúncio se tornará oficial. Até lá, os dirigentes escolherão o local que abrigará o jogo, já que a tendência é que não se utilize os estádios dos participantes da finalíssima.
O objetivo da FGF é aproveitar a flexibilização de calendário confirmada pela CBF para os clubes que terão disputa de título nos estaduais neste final de semana. Desta forma, não haverá problemas para encontrar uma data livre para a disputa de um jogo de volta para a conclusão do torneio gaúcho, como estava previsto inicialmente após a retomada do certame.