O prêmio Rei da América, organizado pelo jornal uruguaio El Pais, anunciou nesta quinta-feira a lista de finalistas para a temporada de 2023. Luis Suárez, após uma temporada de destaque com o Grêmio, figura entre os quatro candidatos ao troféu, estabelecendo-se como um dos favoritos.
Veja também: “Novo rico” do futebol brasileiro entra na disputa por Ferreira, do Grêmio
Suárez enfrenta a concorrência do argentino Germán Cano, campeão da Libertadores com o Fluminense, do colombiano John Arias, também vencedor da Libertadores com o Fluminense, e do compatriota uruguaio De La Cruz, do River Plate. Nenhum jogador brasileiro está na disputa pelo prêmio este ano.
A indicação de Suárez ao Rei da América é um tanto quanto inusitada, pois não é comum que um jogador que não disputou a Copa Libertadores seja considerado para o prêmio. No entanto, seu desempenho pelo Grêmio em 2023, com 54 partidas disputadas, 29 gols marcados e 17 assistências, garantiu sua nomeação pelo El Pais.
O que é o prêmio Rei da América e quem do Grêmio já ganhou
O prêmio Rei da América é uma honraria concedida anualmente pelo jornal El Pais, reconhecendo o melhor jogador do futebol sul-americano na temporada. A premiação ocorre desde 1971, com a votação sendo realizada entre jornalistas de todos os países da América do Sul.
Veja também: Dirigente manda recado para torcida e garante reforços com “ousadia” no Grêmio
Na história do Grêmio, apenas um jogador já conquistou o prestigioso prêmio: Luan, campeão da Libertadores de 2017. O último vencedor do Rei da América foi Pedro, atacante do Flamengo.