Antes focado no esquema 4-2-3-1, que foi o mais utilizado durante a sua passagem vitoriosa anterior pelo Grêmio, o técnico Renato Portaluppi tem dado espaço para o sistema com três zagueiros e assim venceu os seus mais recentes jogos pelo Brasileirão: contra o rival Inter na Arena e diante do Athletico fora de casa.
Veja também: Renato revela “fórmula” para lançar jovens no Grêmio e comemora novo achado
E, a cada coletiva que passa, Renato repete um mantra: jogar com três zagueiros não é sinal de que o time será defensivo em campo:
“Demos um salto importante na tabela. Fizemos nossa parte. O jogador precisa estar preparado. Muitos acharam que jogaríamos para nos defender. Defendemos, mas também atacamos o adversário. Jogar com três zagueiros pode ser mais ofensivo. Tenho reinventado o esquema e tem dado certo. Os dois últimos jogos foram assim”, citou, no sábado.
Ainda sobre esse tema, Renato deu até um recado para os “cornetinhas” como gosta de chamar os críticos:
Veja também: No radar do Grêmio, Tetê pediu salário de Neymar para atuar no futebol árabe; veja valores
“Quando enfrentamos o Palmeiras atuamos com atletas sem ritmo e sem tempo para treinar. As pessoas as vezes não entendem esses motivos. Não é porque não deu certo uma vez, que não vai dar certo. Cadê os cornetinhas agora?”, disparou.
Grêmio tem decisão pela frente
Próximo jogo pela Copa do Brasil: Cruzeiro x Grêmio, quarta, 20h. Próximo jogo do Brasileirão: Grêmio x São Paulo, domingo, 16h.