Principal jogo de futebol digital para vídeo games, o Fifa pode contar com os jogadores reais do Grêmio em suas próximas edições. Atualmente, o game dispõe do escudo e dos uniformes oficiais do tricolor, mas os atletas possuem nomes e faces genéricas.
+ Atacante europeu na mira, oferta por goleiro e volante 99% fechado
A nova direção do Grêmio entende que o jogo pode funcionar como uma importante ferramenta de marketing e trata diretamente com os jogadores o uso de suas respectivas imagens pela EA Sports, produtora do game Fifa, que também negocia com outras equipes do futebol brasileiro.
Nesta semana, coube ao vice de futebol Paulo Caleffi debater com os atletas sobre a possibilidade. O clube já paga aos jogadores uma quantia referente ao direito de imagem, mas precisaria renegociar os termos para que os atletas autorizem a aparição no jogo.
O movimento já foi iniciado no Grêmio e segue o exemplo de outras equipes do Brasil, como o Palmeiras, por exemplo. A EA Sports espera ter o direito de imagem de todos os clubes do futebol brasileiro para, aí sim, disponibilizar a novidade aos fãs.
EA Sports e os clubes brasileiros
Em contratos anteriores, a EA Sports chegou a pagar 2,5 milhões de dólares para os clubes brasileiro em troca de ter o nome e a imagem dos jogadores no game. O acordo foi rompido, pois muitos atletas entraram na justiça contra a empresa, alegando nunca ter recebido o valor.