Em conjunto com a direção do Grêmio, a torcida Geral está promovendo ações contra o racismo e de combate ao preconceito, de modo que nesta sexta-feira foi apresentada uma nova versão do cântico que causou muita polêmica recentemente no Beira-Rio antes do Gre-Nal.
O clube pode ser novamente denunciado pelo TJD-RS em cima deste fato e a torcida, apoiada pelo clube, trocou o termo “macaco imundo” por “vermelho imundo” e também “macacos do Internacional” por “amargos do Internacional”:
No site oficial, o Grêmio divulgou um texto repercutindo uma série de ações de combate ao racismo – veja:
“Com o objetivo de conscientizar e coibir cada vez mais atos de racismo nos estádios, o Grêmio e a torcida organizada Geral alinharam uma série de ações que serão implementadas a partir do Gre-Nal do próximo sábado, 19, no estádio Beira-Rio, pelas semi-finais do Gauchão. Após uma reunião entre representantes do Clube e da torcida, na última quarta-feira, 16, na Arena, ficou acordado um pacote de iniciativas, coordenadas pelo Tricolor, por meio do projeto Clube de Todos e Departamento do Torcedor Gremista (DTG), junto com a Geral do Grêmio, com o objetivo de incentivar a torcida a ter um olhar consciente e educativo contra o preconceito racial.
Por parte do Clube, um material de conscientização será distribuído aos torcedores que forem ao estádio, neste sábado. Além disso, haverá monitoramento por vídeo durante todo o jogo. Essas medidas ocorrerão de forma sistemática, nos próximos jogos do Clube, e se somarão a novas ações, entre outras já em desenvolvimento, encabeçadas pelo movimento Clube de Todos, que tem como missão levar à torcida e público em geral, iniciativas políticas-sociais sobre a importância e a necessidade em se combater a intolerância e a discriminação de toda e qualquer natureza.
Já a Geral, implementará uma série de iniciativas, como a regravação de todas as músicas com termos não aceitos pela sociedade atual, produção de faixas contra o racismo, além de outras medidas que serão apresentadas nos demais jogos do Grêmio.
A ação busca unir forças para combater esse importante problema social que afeta toda a sociedade. Desta forma, o Grêmio reforça o seu compromisso com o tema, na intenção de fazer do futebol um lugar de paz, união e respeito ao próximo”, relatou o clube.