Depois de bons meses de espera, o Gauchão enfim ganhou uma data oficial para retornar. Nesta quinta-feira, o Governo do RS e a Federação Gaúcha de Futebol acertaram o dia 23 de julho para o retorno. O recomeço já será em grande estilo com um GreNal no Beira-Rio.
Além disso, o poder público atenderá a partir da segunda-feira uma demanda recorrente da dupla GreNal nos últimos dias: os treinamentos coletivos em Porto Alegre.
No Twitter, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, celebrou o desfecho da reunião:
Em reunião com o governador @EduardoLeite_ agora há pouco, ficou definida a retomada do Gauchão no dia 23 de julho. Protocolo da @OficialFGF foi muito elogiado. Os treinos com contato físico estarão liberados a partir de segunda (13), desde que haja o aval das prefeituras.
— Luciano Hocsman (@HocsmanLuciano) July 9, 2020
O campeonato está paralisado desde março por conta da pandemia do novo coronavírus. Antes disso, o Caxias havia faturado o 1° turno sobre o Grêmio, garantindo vaga na final.
São três rodadas pendentes para o término da primeira fase do segundo turno. Depois, ocorre a semifinal e final. Caso o campeão não seja o Caxias, ainda haverá a finalíssima.
As restrições apresentadas na proposta da FGF estão mantidas, dentre as quais as principais são testagens nas delegações, redução de sedes e ausência de torcida nos jogos.