Após Lucas Esteves e Luan Cândido, o Grêmio oficializou mais um reforço nesta sexta-feira: trata-se de Cristian Olivera, atacante uruguaio de 22 anos que estava no Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
Conforme o Gremistas.net publicou mais cedo, “Kike” Olivera já havia anunciado sua chegada ao Grêmio para esta temporada pelas redes sociais, antes mesmo da oficialização por parte do clube. Ele desembarcou em Porto Alegre na madrugada de quinta para sexta-feira, realizou exames médicos e assinou contrato válido por três temporadas, até dezembro de 2027, com cláusula de renovação automática por mais um ano em caso de metas atingidas.
O atacante uruguaio custou 4,5 milhões de dólares ao clube gaúcho, o que equivale a cerca de 25,9 milhões de reais, conforme a cotação no momento em que a transação foi fechada com o Los Angeles FC, dos Estados Unidos. É a contratação mais cara da história do clube.
Revelado pelo Rentistas, do Uruguai, Olivera foi negociado com o Almería, da Espanha, e retornou ao futebol uruguaio em 2021, atuando pelo Peñarol e, em seguida, pelo Boston River. O Los Angeles FC o adquiriu em 2023 por 4,1 milhões de euros (cerca de 21,8 milhões de reais, conforme a cotação da época).
Em 2024, Olivera foi convocado para quatro partidas da Seleção Uruguaia, enfrentando Bolívia, Estados Unidos, Colômbia e Canadá, todos em jogos válidos pela Copa América.
Confira a nota oficial do Grêmio sobre Cristian Olivera
“O Grêmio anuncia o atacante Cristian Olivera como seu mais novo reforço para os desafios da temporada 2025. O atleta uruguaio assinou contrato em definitivo com o Tricolor tendo vínculo até o final de 2027, com opção de extensão por mais um ano por metas atingidas.
Revelado pelo CA Rentistas, em seu segundo ano como profissional, Olivera participou diretamente da campanha de acesso da equipe para a elite do futebol uruguaio em 2020. Seu destaque individual levou ao time uruguaio negociar sua transferência para o Almería, da Espanha.
Após a primeira experiência no exterior, em 2021, Olivera retornou ao país natal por empréstimo para defender as cores do Peñarol. Pelos Carboneros, conquistou o título uruguaio e a supercopa uruguaia. No ano seguinte, 2022, atuou por empréstimo pelo Boston River, com grande destaque durante a temporada, tendo anotado 10 gols.
Dessa forma, acabou sendo vendido ao Los Angeles FC na metade de 2023. Após um ano e meio atuando na Major Legue Soccer, o atacante acumulou seis gols marcados. No ano passado, conquistou o título inédito da U.S. Open Cup pela equipe.
Olivera é nome constante nas listas de convocação da Seleção Uruguaia desde as equipes de base, passando pela Sub-17 e Sub-20. Foi convocado pela equipe Sub-23, tendo defendido o país no pré-olímpico de futebol no ano passado. Pela Celeste principal, acumula onze partidas”.