O Grêmio anunciou nesta sexta-feira (19) a contratação do meio-campista Edenílson, que estava no Atlético-MG e de longa passagem pelo rival Internacional.
Veja também: Grêmio encaminha saída de Cuiabano para clube da Série A
Através de seu site oficial, o clube divulgou que o jogador de 34 anos assinou um contrato válido até 31 de dezembro de 2025, reforçando o elenco tricolor pelas próximas duas temporadas. No Grêmio, ele vestirá a camisa 15.
Edenílson, que desempenha funções tanto de volante quanto de meia de criação, chega ao Grêmio inicialmente para compor o grupo, podendo atuar tanto na posição de segundo volante, atualmente ocupada por Villasanti, quanto na armação das jogadas, onde Cristaldo é o titular. A versatilidade e experiência do jogador são vistas como grandes acréscimos pelo técnico Renato Portaluppi, que indicou sua contratação a diretoria gremista.
Edenílson não poderá participar dos jogos da fase de grupos da Copa Libertadores, já que o prazo de inscrição para o torneio continental está encerrado. Por outro lado, ele está disponível para jogar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.
Nota do Grêmio sobre Edenílson
“O Grêmio anuncia que chegou a um acordo, na manhã desta sexta-feira, para a contratação do meio-campista Edenílson para a sequência da temporada. O atleta chegou ao Tricolor para fazer os exames médicos e assinará seu vínculo até o final de 2025.
Edenílson teve projeção no futebol pelo Caxias, sendo destaque no Campeonato Gaúcho de 2011. Logo depois foi contratado pelo Corinthians, onde conquistou o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro, a Libertadores da América, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.
Em 2014 foi negociado pela primeira vez ao futebol europeu, indo atuar na Udinese, da Itália. Após três temporadas e também ter defendido o Genoa, retornou ao Brasil para vestir a camisa do Internacional. No ano passado, se transferiu para o Atlético, onde voltou a ser campeão ao conquistar mais duas taças do Campeonato Mineiro.
Em 2021, o atleta foi convocado para defender a Seleção Brasileira em jogos válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.”