O Grêmio oficializou nesta sexta-feira (19) a contratação do goleiro Rafael Cabral, ex-Cruzeiro, como novo reforço para a temporada.
Veja também: Qual a previsão de retorno para Pavón, que teve lesão confirmada pelo Grêmio
Segundo informado no site oficial do clube, Rafael Cabral chega por empréstimo até o final de 2024, com uma cláusula de opção de compra. Em contrapartida, o goleiro Gabriel Grando segue para o Cruzeiro, também em um acordo de empréstimo até dezembro deste ano, com opção de compra.
Rafael Cabral, com 33 anos, vem para disputar a titularidade da meta gremista com Marchesín. A experiência do goleiro, que inclui passagens pela Europa e uma sólida carreira no futebol brasileiro, é vista como um ativo importante pelo tricolor gaúcho.
Nota oficial do Grêmio sobre Rafael Cabral
“Em meio à janela de contratações de abril, o Grêmio anuncia o acordo com o goleiro Rafael Cabral, de 33 anos. O arqueiro estava no Cruzeiro e chega por empréstimo sem custos, em troca pelo goleiro Gabriel Grando, também por empréstimo. O atleta finaliza os exames médicos e assina contrato até dezembro deste ano, com opção de compra para ambas as partes.
Rafael chega como mais uma opção experiente para o elenco nesta temporada. Contratado pelo Cruzeiro em 2022, foi titular na campanha do título da Série B do Brasileiro, compondo a melhor defesa da competição. No ano passado, sofreu apenas 32 gols e foi considerado um dos líderes do time mineiro.
Natural de Sorocaba-SP, ele começou a carreira nas categorias de base do Santos, onde conquistou três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012). Em 2010, também levantou a taça da Copa do Brasil. No ano seguinte, tornou-se o goleiro mais jovem a conquistar uma Copa Libertadores, eleito o melhor da competição em sua posição.
Em 2012, após ajudar o Santos na classificação para as semifinais da Libertadores ao defender um pênalti, foi convocado para a Seleção Brasileira. Fez sua estreia com a amarelinha como titular em um amistoso contra os Estados Unidos e estava cotado para ser o titular nas Olimpíadas de Londres, mas foi cortado após lesão em treino às vésperas da competição.
Ainda em 2012, foi campeão da Recopa Sul-Americana com a equipe santista. No ano seguinte, foi para o Napoli, da Itália, onde foi campeão da Copa da Itália (2013-14) e da Supercopa, em 2014. Em 2018, acertou com o Sampdoria/ITA e, na sequência, fechou acordo com o Reading/ING. Em 2022, retornou ao Brasil, contratado pelo Cruzeiro.“