Ir para o conteúdo principal

Grêmio precisa de aproveitamento de G6 para escapar do rebaixamento

O Grêmio sofreu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (17), o tricolor foi superado pelo São Paulo, fora de casa, pelo placar de 1×0. O gol são-paulino foi marcado por Lucas Moura, aos 9 minutos do primeiro tempo.

Veja também: Grêmio se prepara para proposta do Chelsea por Gabriel Mec

Este foi o 10º revés gremista em 15 jogos nesta edição do Brasileirão, configurando 24,4% de aproveitamento. Com isso, a cada rodada, a pontuação necessária para o clube escapar do rebaixamento se torna mais distante, sendo necessário um maior aproveitamento dos pontos.

Quantos pontos o Grêmio precisa para não ser rebaixado?

Considerando todas as edições de pontos corridos do Campeonato Brasileiro, a pontuação mínima em que não houve rebaixamento foi de 45 pontos. Levando em consideração este cálculo, serão necessários ao menos 34 pontos nos 23 jogos restantes da equipe. Este número confirma 49,2% de aproveitamento.

Renato em jogo do Grêmio
Grêmio estaciona na zona de rebaixamento do Brasileirão – Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Na prática, são 11 vitórias e 1 empate nas 23 partidas que restam ao tricolor. Para efeito de comparação, no último rebaixamento, que ocorreu em 2021, o time já havia somado 13 pontos neste mesmo estágio do campeonato.

Confira a agenda dos próximos jogos do Grêmio no Brasileirão:

  • 18ª rodada: 21/07 – 11h: Grêmio x Vitória (Estádio Centenário);
  • 19ª rodada: 25/07 – 20h: Corinthians x Grêmio (Neo Química Arena);
  • 20ª rodada: 28/07 – 16h: Grêmio x Vasco da Gama (local a definir);
  • 21ª rodada: 04/08 – 16h: Athletico x Grêmio (Ligga Arena);
  • 22ª rodada: 10/08 – 19h: Cuiabá x Grêmio (Arena Pantanal);
  • 23ª rodada: 17/08 – 18h30: Grêmio x Bahia (local a definir)

Além das rodadas restantes, o Grêmio precisará recuperar as duas partidas que foram adiadas por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, diante de Criciúma (como mandante) e Atlético-MG (como visitante). A tendência é de que ambas as partidas aconteçam apenas no mês de setembro.

Voltar para o topo