O ano de 2024 está sendo muito abaixo do esperado pelo torcedor do Grêmio. Além das eliminações precoces nas oitavas de final da Copa do Brasil e na Copa Libertadores da América, o clube vive situação extremamente delicada dentro do Campeonato Brasileiro, neste momento tendo como foco a briga contra o rebaixamento.
Veja também: 54% dos gols sofridos pelo Grêmio foram dentro da grande área; entenda
E para aumentar o número de opções ao elenco do técnico Renato Portaluppi, a direção tricolor apostou em diversos nomes. E entre todos, um em especial foi uma aposta do comandante gremista: Trata-se do zagueiro Rodrigo Caio. Entretanto, o aproveitamento até aqui não foi dos melhores.
Grêmio tem aproveitamento de 22% com Rodrigo Caio em campo
A derrota de 2×1 para o Criciúma marcou apenas o 3º jogo de Rodrigo Caio pelo time profissional do Grêmio. E o rendimento do time em termos de aproveitamento foi ainda abaixo da média do time no Brasileirão: Apenas 22% de aproveitamento. Foram 2 empates e 1 derrota quando o camisa 30 entrou em campo.
A estreia aconteceu diante do Palmeiras, no dia 4 de julho. O jogador atuou por cerca de 20 minutos e viu o tricolor sofrer o empate após estar vencendo o jogo por 2×0. Após um longo tempo treinando e adquirindo ritmo, voltou a atuar no empate de 2×2 contra o RB Bragantino, no dia 15 de setembro.
Atualmente, Rodrigo Caio é a 5ª opção entre os zagueiros do atual elenco gremista. Kannemann, Jemerson, Rodrigo Ely e Gustavo Martins possuem maior frequência de atuação e contam com condições físicas melhores.
O contrato de Rodrigo Caio com o Grêmio tem duração apenas até dezembro deste ano e pode ser ampliado por mais uma temporada de forma automática se o jogador atingir cláusulas de desempenho. Seu salário é um dos menores do elenco: Cerca de R$ 190 mil mensais.