Com Porto Alegre incapaz de sediar partidas de futebol, o Grêmio está avaliando treinar e jogar fora do Rio Grande do Sul até que a situação no estado volte ao normal. A diretoria do clube está sensível ao momento crítico das enchentes, mas reconhece a necessidade de evitar mais adiamentos, que poderiam sobrecarregar seu calendário de jogos no futuro.
Veja também: Fotos: Grêmio tem CT, Arena e até ônibus afetados pelas enchentes; veja
Atualmente, os confrontos do Grêmio contra o Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro, e contra o Huachipato, pela Copa Libertadores, foram adiados sem datas remarcadas.
Santa Catarina é uma forte candidata para receber os jogos do Grêmio, já que conta com estádios bem estruturados e uma importante base de torcedores do clube. Outra possibilidade é a região oeste do Paraná, que também tem uma grande população de descendentes gaúchos. O Grêmio procura locais com boas instalações de treinamento e um estádio capaz de sediar seus jogos, inclusive da Copa Libertadores, durante esse período.
A ideia de uma mudança temporária para fora do estado também está sendo avaliada pelo rival Internacional.
Porto Alegre sem condições de receber jogos de Grêmio e Inter
Porto Alegre é uma das cidades mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, tornando-se inviável para o Grêmio sediar seus jogos na cidade neste mês de maio. O gramado da Arena e o CT Luiz Carvalho estão submersos, e ambos necessitarão de reformas após a baixa das águas.
Veja também: Vídeo: Renato é resgatado por voluntários; treinador estava ilhado em hotel
O aeroporto Salgado Filho também foi impactado e deve permanecer fechado durante maio, com previsão de retomada das operações apenas em junho. O próximo compromisso do Grêmio está agendado para sábado (11), contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro.