Para aumentar o número de opções no elenco do técnico Renato Portaluppi, a direção do Grêmio foi ao mercado na última janela de transferências e gastou uma quantia significativa dos seus recursos. Um dos jogadores contratados foi o centroavante uruguaio Matías Arezo, de 21 anos e que estava atuando pelo Granada, da Espanha.
Veja também: Alexandre Mendes, auxiliar do Grêmio, é investigado por suposta violência doméstica
O atual camisa 9 tricolor era uma grande convicção do Departamento de Futebol do clube, liderado pelo vice-presidente Antônio Brum. Foram 3 tentativas de negociação antes de conseguir viabilizar a chegada do atacante ao Grêmio, desta vez sob o custo de aproximadamente 3 milhões de dólares (R$ 17 milhões na cotação da época).
A avaliação do Grêmio sobre os primeiros meses de Matías Arezo
Desde a chegada de Matías Arezo, o desempenho ainda não foi o esperado pela torcida e pelos dirigentes do clube. Mesmo com a estreia animadora diante do Vitória, onde sofreu um pênalti no fim do jogo, o centroavante ainda não caiu nas graças do técnico Renato Portaluppi e atualmente está atrás de Martin Braithwaite e Diego Costa.
Em manifestações públicas, Renato alega que ainda precisa corrigir alguns movimentos e comportamentos de Arezo dentro de campo. O atual comandante gremista já revelou que é necessário ter paciência tendo em vista o grande potencial do jogador.
Internamente, existe a avaliação de que Arezo receberá mais oportunidades na temporada de 2025. Está completamente descartada a possibilidade de saída, como é cogitado com outros atletas do elenco. Neste momento, a convicção é de que existe pouca possibilidade de aproveitamento pela grande concorrência e de jogadores mais experientes na posição.
Arezo tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2028 e é dono de um dos maiores salários do elenco gremista, com vencimentos de aproximadamente R$ 730 mil mensais.