Mesmo com a derrota “fora do roteiro” para o Criciúma na Arena, o Grêmio segue com boas chances de permanência na Série A do Campeonato Brasileiro segundo os cálculos dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Veja também: Após derrota, Renato “sugere” nome de seu substituto no Grêmio
O Grêmio, atualmente na 14ª posição com 31 pontos e um jogo a menos que seus principais adversários, enfrenta riscos moderados de rebaixamento. Conforme o estudo realizado pela UFMG, a probabilidade de descenso do clube gaúcho é de apenas 12,5%. Em comparação, seus concorrentes diretos na luta para evitar a zona de rebaixamento, Fluminense e Corinthians, estão em situação mais crítica, com chances de rebaixamento de 42,4% e 48,8%, respectivamente, de acordo com os cálculos matemáticos.
Chances de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, segundo a UFMG:
- 98,9% – Atlético-GO
- 83,2% – Cuiabá
- 48,8% – Corinthians
- 47,2% – Vitória
- 42,4% – Fluminense
- 18,4% – Criciúma
- 15,9% – Juventude
- 15,8% – Bragantino
- 13,8% – Athletico
- 12,5% – Grêmio
As possibilidades de o Grêmio se classificar para a Copa Libertadores de 2025, por outro lado, são mínimas, segundo as contas da UFMG. O tricolor possui apenas 1,7% de chance de garantir um lugar no torneio continental via G6. No entanto, as chances de participação na Copa Sul-Americana são consideravelmente maiores, apontadas em 45,5%. No Campeonato Brasileiro, vale lembrar, as equipes que terminam do 7º ao 12º lugar asseguram uma vaga na fase de grupos da competição.
De olho no Z4, Grêmio tem sequência difícil pela frente no Brasileirão
Mais uma vez buscando se afastar da zona de rebaixamento, o Grêmio enfrenta uma reta final difícil no Campeonato Brasileiro. Com doze rodadas restantes, o tricolor gaúcho terá cinco jogos na Arena e sete longe de Porto Alegre.
No sprint das próximas cinco partidas, o Grêmio encara desafios duros, incluindo os líderes Botafogo e Fortaleza, além do clássico contra o arquirrival Internacional. Também enfrenta Atlético-GO e Fluminense, adversários diretos na luta contra o rebaixamento.
Após sequência, restarão sete rodadas, incluindo o confronto atrasado contra o Atlético-MG. Entre os compromissos mais complicados estão Palmeiras e Cruzeiro, fora de casa, além de São Paulo e Corinthians na Arena.