O Grêmio, comandado por Renato Portaluppi, está enfrentando críticas severas por seu desempenho no Campeonato Brasileiro, com comentários recentes de Zé Elias, da ESPN, apontando para uma falta de dinamismo e previsibilidade em campo.
Veja também: Presidente do Grêmio descarta medo de rebaixamento
Durante sua participação no programa Sportscenter, Zé Elias destacou a lentidão da equipe, que, segundo ele, depende excessivamente do ímpeto de seus jogadores mais jovens para imprimir velocidade ao jogo.
“Você vê o Grêmio jogando e fala ‘agora vai’. Mas você vê as limitações. É um time lento e que depende dos meninos que entram para dar velocidade. É muito pouco. O Grêmio tem que jogar com mais espírito,” comentou Zé Elias, enfatizando a necessidade de uma resposta urgente para evitar maiores dificuldades no campeonato.
O comentarista também ressaltou a importância de o Grêmio começar a acumular pontos rapidamente para evitar a zona de rebaixamento: “O Grêmio precisa ganhar pontos. O Criciúma, que tem nove jogos como o Grêmio, tem 12 pontos. É uma situação bem complicada. Tem que ganhar mais de uma partida para sair do rebaixamento, isso que é o mais complicado.”
Veja também: Renato coloca cargo à disposição após nova derrota do Grêmio no Gre-Nal: “Se estou atrapalhando, saio”
Problemas no ataque do Grêmio
Além das críticas de Zé Elias, o próprio Renato Portaluppi falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos atacantes do Grêmio. Após o Gre-Nal, onde o treinador teve que improvisar Rodrigo Ely no ataque, Renato explicou em coletiva as limitações de seu elenco:
“O que falta às vezes são as características dos jogadores. Tem jogadores que criam, criam, criam e não chutam. Tem jogadores que não são do drible, mas sobrou e eles chutam. Infelizmente temos os nossos atacantes que têm a característica que gostam mais de criar do que chutar.”