O ano de 2022 está sendo intenso para o torcedor do Grêmio. Mesmo com a conquista do título gaúcho, o tricolor apresentou alguns problemas nesta primeira parte da Série B do Campeonato Brasileiro.
+ Geromel discursa forte antes de nova vitória do Grêmio na Série B; assista
Entretanto, o desempenho recente é digno de acesso. Isso porque o Grêmio apresenta o melhor aproveitamento considerando as vezes que disputou a 2º divisão. Com 55.6% dos pontos disputados, o tricolor ocupa atualmente a 4ª posição na tabela, com 25 pontos conquistados. O baixo número de derrotas (apenas 2), ajuda a consolidar o time no G-4.
Nas outras duas ocasiões em que disputou a série B (1992 e 2005), o tricolor conseguiu aproveitamento menor após 15 partidas disputadas. Veja abaixo um resumo sobre os pontos conquistados e as campanhas.
1992
No primeiro ano que disputou a 2ª divisão, o Grêmio obteve 51% de aproveitamento; foram 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Esta campanha consideram os 14 jogos da 1ª fase, e um jogo da 2ª fase do campeonato.
As vitórias do tricolor foram sobre o Operário-MT (2 vezes), o Londrina, a Ponte Preta, o Operário-MS e o São José-SP.
2005
Em 2005, no ano marcado pela Batalha dos Aflitos, o Grêmio apresentou desempenho inferior na competição. Com 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, o tricolor completou seus 15 primeiros jogos com apenas 41% de aproveitamento.
Os 6 triunfos aconteceram sobre Avaí, Criciúma, Paulista, Santo André, Ceará e Sport.
No próximo domingo, o Grêmio visita o Bahia, às 16h (Horário de Brasília), pela 16ª rodada da série B. Uma nova vitória pode colocar o time de Roger Machado com até 7 pontos de vantagem em relação ao 5º colocado, e consolidá-lo na briga pelo acesso.