Na tarde desta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil de 2023. O Grêmio, que assim como no ano passado disputará a competição desde o início, conheceu seu adversário.
+ Grêmio mira premiação de quase R$ 100 milhões da Copa do Brasil
O tricolor enfrenta o Campinense, da Paraíba. O confronto será decidido em jogo único, no Estádio Governador Ernani Sátiro – O Amigão. Como está melhor ranqueado na CBF, o Grêmio terá a oportunidade de avançar apenas com um empate. Em caso de derrota por qualquer placar, o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi será eliminado.
Vale ressaltar que o tricolor estava no Pote A do sorteio e, obrigatoriamente, enfrentaria um adversário que estava no Pote E. Os clubes foram divididos de acordo com suas respectivas posições no Ranking Nacional de Clubes da CBF, cujo o Grêmio é o atual 11º colocado.
Premiação da Copa do Brasil
A premiação da Copa do Brasil recebeu um novo aumento para esta temporada. Em 2023, o campeão será premiado com R$ 70 milhões. Se chegar à decisão e vencer, o Grêmio, vindo da primeira fase, terá direito a embolsar cerca de 91,8 milhões em bonificações acumuladas.
Campeão em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016, o tricolor é o segundo maior vencedor da Copa do Brasil. Em 2023, o Grêmio busca o seu sexto título na competição para se igualar ao Cruzeiro.