A grande notícia após a vitória do Grêmio sobre o Flamengo foi a suposta injúria racial proferida de torcedores das arquibancadas da Arena contra o atacante Carlinhos, logo após o jogador ser expulso da partida.
Veja também: Grêmio terá o reforço de Renato Portaluppi para o jogo contra o Criciúma
A repercussão do suposto caso de racismo fez o Grêmio se mover nos bastidores, contratando duas empresas especializadas em perícias para ouvir os áudios da saída de Carlinhos, do Flamengo, pelo túnel de acesso ao vestiário.
O resultado das perícias aponta que não houve nenhuma injúria racial. “Pautado nas mais modernas técnicas e tecnologias, e amparado pelos dois laudos realizados por estas renomadas empresas que atuam no Brasil e no exterior, o Grêmio ratifica que NÃO HOUVE QUALQUER OCORRÊNCIA DE INJÚRIA RACIAL ao atleta do Flamengo na Arena”, escreveu.
Em outro ponto da nota oficial, o Tricolor destaca que em um dos laudos é apontado um erro enorme do jornal Lance! ao divulgar as imagens com a legenda “macaquinho”, uma vez a escrita não corresponde ao que foi dito no vídeo.
“Um dos laudos destaca que houve um “ENORME ERRO cometido pelo site do Jornal Lance! na internet contra os torcedores do Grêmio, com reverberação pelas redes sociais”. E segue, “…a aventada expressão ‘macaquinho’ é equivocadamente induzida pela legenda do vídeo do site do jornal Lance!, e pela matéria escrita na mesma página do site que, no entanto, não corresponde ao que, de fato, consta registrado no vídeo analisado”.”, escreveu.
Grêmio notificou Flamengo e Lance!
Na mesma nota, o Grêmio salienta que encaminhou notificações ao Lance!, que fez a matéria com uma legenda diferente do que foi dito pelos torcedores, e também ao Flamengo, que fez as mesmas acusações.
Veja também: Renato deve fazer mudanças no time do Grêmio para os próximos jogos
“Dessa forma, o Grêmio comunica que já encaminhou notificações ao Lance! e ao CR Flamengo para que se retratem pelos conteúdos que publicaram. E informa que estará tomando todas as medidas possíveis para tentar atenuar o enorme dano que tanto a publicação original, quanto todas as demais, causaram ao Grêmio e sua imensa torcida“, diz a nota.