A Globo está em negociações para adquirir os direitos do Campeonato Brasileiro a partir de 2025. A proposta, que chega a concorridos R$ 1,1 bilhão, abarca os direitos de TV Aberta, Fechada e Pay-per-view. A oferta se refere a 171 jogos da Série A, representando 45% do campeonato total. Atualmente, os contratos com a emissora Globo estendem-se até o próximo ano.
Veja também: Grêmio pode ter até 5 alterações na escalação para o jogo contra o Flamengo
O valor proposto pela Globo é semelhante ao contrato atual com todos os clubes, abrangendo os direitos da TV Aberta e Fechada. A negociação em bloco com a organização Libra foi vista como favorável, diferente da proposta inicial da emissora, quando ofereceu condições iguais para todos os clubes da Libra e da Liga Forte Futebol.
No entanto, discordâncias surgem quando as entidades ligadas à Libra acreditam que o montante ofertado está aquém do desejado. A noção é de que o percentual correspondente aos clubes da Libra na Série A deveria representar um retorno financeiro muito superior em comparação à Liga Forte Futebol.
Negociaçãos acontecendo
Apesar da avaliação positiva inicial, as negociações prosseguem, especialmente com a presença do fundo Mubadala. Até o momento, ainda não houve acordo para a venda de 20% dos direitos de transmissão ao fundo árabe, pois alguns clubes se opõem a vender tal parcela.
No que diz respeito à Liga Forte Futebol, a Globo ainda não apresentou uma proposta oficial. As negociações com a liga não avançaram suficientemente e, atualmente, os clubes têm priorizado fechar um acordo com os investidores Serengetti e LCP para vender parte de seus direitos.
Atualmente, os clubes de futebol de Brasil estão divididos em dois grupos, no que diz respeito à comercialização dos direitos de transmissão a partir de 2025: Libra x Liga Forte Futebol.
A lista atualizada de clubes integrantes da Libra tem: ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.
Veja também: Como é o aproveitamento do Grêmio sem Luis Suárez? Veja os números
A lista atualizada de clubes integrantes da Liga Forte Futebol: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense,, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Juventude, Londrina, Operário, Sport, Tombense, Vasco e Vila Nova.
A esperança é de que as conversações entre todas as partes envolvidas possam trazer um acordo aceitável e benéfico para as entidades esportivas.