O Grêmio já tem uma estratégia para o julgamento que será marcado pela Conmebol referente a briga generalizada do clássico Gre-Nal. O departamento jurídico do clube não quer realizar a sustentação oral por meio de videoconferência, abrindo mão da ferramenta, entendendo que a utilização do recurso servirá apenas para postergar a decisão, não causando grandes efeitos práticos.
Paulo Miranda, Pepê, Luciano e Caio Henrique foram os atletas expulsos do lado do Grêmio. Destes, a situação mais preocupante é a do zagueiro, já que as imagens são claras quanto as agressões. A punição para o defensor deverá ser enquadrada por agressão física, passiva de punição de três a seis jogos de suspensão.
A leitura interna é que dificilmente haverá algum atleta absolvido no Tribunal. A tentativa inicial era de diminuir as penas, minimizando os problemas.
A Copa Libertadores deve retornar somente no mês de maio, conforme previsão dada pela Conmebol. O Grêmio lidera o Grupo E do torneio ao lado do Internacional com quatro pontos conquistados.