O Grêmio ainda não encerrou oficialmente a temporada de 2024, mas com a permanência na 1ª divisão assegurada matematicamente, o clube já trabalha nos bastidores para iniciar a montagem do elenco que estará disponível para o ano de 2025. Diversos atletas estão em fim de contrato e serão alvos de debates sobre a renovação de vínculo ou não.
Veja também: Cristaldo ostenta números impressionantes no Grêmio em 2024
2 destes jogadores estão em situação mais delicada e já possuem um encaminhamento sobre o futuro de suas carreiras. Tratam-se do zagueiro Rodrigo Caio e do lateral-esquerdo Reinaldo, que foram titulares no empate de 1×1 com o Vitória, na última quarta-feira (4).
Grêmio define futuro de Reinaldo e Rodrigo Caio
De acordo com informação divulgada primeiramente pelo jornalista Bruno Soares, da Rádio Bandeirantes, a direção do Grêmio definiu que não renovará o contrato destes atletas. Ambos já manifestaram publicamente o desejo de permanecer em Porto Alegre, mas a avaliação interna seria de uma necessidade de rendimento maior para o próximo ano.
Reinaldo foi um pedido do técnico Renato Portaluppi em 2023, quando o Grêmio retornou da 2ª divisão e por dificuldades financeiras, aproveitou o fato do jogador estar livre no mercado. Neste ano, o clube realizou um investimento pela compra de Mayk, que deve ser negociado na próxima janela de transferências.
Já Rodrigo Caio foi contratado em junho deste ano, e assinou um contrato de baixa remuneração e cláusulas de produtividade. Caso atingisse as metas de performance, o zagueiro teria um bônus no salário mensal e também garantiria a renovação automática do vínculo. Na ocasião, o clube buscava uma reposição para a saída de Bruno Uvini, que foi vendido ao Vitória.
Outros jogadores que já possuem saída garantida ao fim deste ano são o lateral-direito Fabio e o zagueiro Geromel, que irão se aposentar. O restante das avaliações serão feitas já nos próximos dias.