O Campeonato Brasileiro não vai parar as atividades durante a Copa América e, por isso, o Grêmio terá um longo período sem três jogadores considerados titulares. Os atletas devem desfalcar o Tricolor ao longo da competição continental, que será disputada entre os meses de junho e julho, nos Estados Unidos.
Veja também: Grêmio planeja retorno aos trabalhos e deve deixar o Rio Grande do Sul em breve
Os três titulares do Grêmio que devem desfalcar a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi durante a Copa América são:
- Soteldo: O jogador é peça fundamental do time da Venezuela e deve ser presença confirmada na competição. Soteldo se recuperou recentemente de lesão e vem ganhando sequência de jogos no Grêmio. Ele está presente na pré-lista de convocados;
- Villasanti: Volante que vem sendo destaque do time gremista nos últimos anos, é titular incontestável da seleção do Paraguai;
- Cristaldo: O meia está encerrando o processo de naturalização e pode se juntar ao volante Villasanti na seleção paraguaia.
Outro jogador que ainda é um ponto de interrogação sobre o seu futuro é o volante Carballo. O atleta é frequentemente convocado para a seleção do Uruguai, no entanto, sem ter ritmo de jogo e com dores no púbis, segue sendo uma incógnita, tanto para o Grêmio como para a sua seleção.
Os substitutos dos titulares no Grêmio
Dentro do contexto do elenco atual gremista, alguns jogadores tem substitutos, como Soteldo e Villasanti, no entanto, a ausência de Cristaldo ainda preocupa a comissão técnica comandada por Renato Portaluppi.
Soteldo deixa o time para a entrada de Gustavo Nunes e, na vaga de Villasanti, Carballo pode ser uma opção. Caso o uruguaio seja convocado, Ronald, Dodi, Du Queiroz e o próprio Edenílson podem ser peças de substituição.
Veja também: Grêmio: dirigente faz forte desabafo após “brincadeira de mau gosto” da CBF
Uma possível convocação de Cristaldo, no entanto, é vista como problema. O reserva imediato do camisa 10 é Nathan Pescador, jogador que vem sendo bastante criticado pela torcida e perdeu espaço no time gremista.