O Grêmio terá que decidir, antes do jogo deste domingo, contra o Corinthians, na Arena, o formato das férias dos jogadores, decisão esta de suma importância para o planejamento do clube para o ano de 2025.
Devido ao Super Mundial de Clubes da Fifa, o calendário do futebol brasileiro para a próxima temporada sofreu modificações e contará com uma pausa de 30 dias, de 15 de junho a 13 de julho. A medida visa evitar qualquer prejuízo para Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras, equipes brasileiras participantes do torneio.
Por lei, os jogadores têm direito a um período de 30 dias de férias. O Grêmio, então, estuda a possibilidade de dividir as férias dos atletas, com possibilidade de um período de 22 a 23 dias, que ocorreria entre 9 de dezembro e 31 ou 1º de janeiro. O restante, correspondendo a 7 ou 8 dias, seria programado para o intervalo de 15 a 21 ou 22 de junho. Este formato permitiria encaixar um período de 9 a 10 dias para uma nova “pré-temporada” na metade do ano, durante a paralisação do calendário.
Grêmio pode ter calendário com até 4 competições em 2025
A tomada de decisão quanto às férias dos jogadores implicará em um período menor ou maior de pré-temporada durante o mês de janeiro – isto para um ano em que o Grêmio pode ter, mais uma vez, um calendário intenso, com a disputa de até quatro competições.
A temporada de futebol começa para o Grêmio na semana de 22 de janeiro com o primeiro jogo do Campeonato Gaúcho. Além disso, em fevereiro, o tricolor fará sua estreia na Copa do Brasil. As competições se intensificam em março, com o início do Campeonato Brasileiro e, possivelmente, a fase de grupos da Copa Sul-Americana, onde o clube ainda busca classificação.
As competições do Grêmio em 2025:
- Gauchão – 22/01 a 16/03
- Copa do Brasil – 19/02 a 09/11
- Brasileirão – 29/03 a 21/12
- Copa Sul-Americana – 05/03 a 22/11