O Grêmio continua a enfrentar tempos difíceis no Campeonato Brasileiro, acumulando sua sexta derrota consecutiva após perder para o Internacional por 1 a 0 no Gre-Nal 442. Esta série negativa colocou o time na penúltima posição da tabela, empatado em pontos com o Fluminense, que ocupa a última colocação.
Veja também: Alberto Guerra elogia elenco, mas confirma reforços para o Grêmio: “Fazer uma boa janela”
Renato Portaluppi, treinador do Grêmio, enfrentou desafios significativos de escalação para este clássico, com cinco jogadores-chave indisponíveis: Villasanti e Soteldo estão com suas seleções na Copa América, Pepê estava suspenso, e Kannemann e Diego Costa estão no departamento médico recuperando-se de lesões. Essa situação evidencia a falta de profundidade do elenco, que foi amplamente discutida pelo treinador na coletiva de imprensa após o jogo.
Portaluppi expressou suas preocupações sobre a falta de alternativas no elenco: “Sim, faltam alternativas, faltam algumas opções. Tem abertura da janela [de transferências]… Muitas vezes a gente peca no dinheiro que o clube não tem. Muitas vezes você não encontra os jogadores à disposição no mercado. E você vai brigar com outros clubes, os outros clubes eles fazem assim, botam 10 milhões de euros, 8 milhões de euros e você não tem um jogador.”
Grêmio no Brasileirão
O Grêmio tem dois jogos críticos pela frente, que podem ser decisivos para sair da zona de rebaixamento. O primeiro será contra o Atlético-GO, fora de casa, na quarta-feira. Em seguida, o time enfrentará o Fluminense, que também luta contra o rebaixamento, em um jogo que poderá acontecer em Caxias do Sul devido às condições da Arena do Grêmio.
Veja também: O que aconteceu da última vez que o Grêmio acumulou 6 derrotas em sequência no Brasileirão
Estes confrontos diretos com outras equipes na parte inferior da tabela representam uma oportunidade para o Grêmio começar a virar o jogo nesta temporada. A janela de transferências que se aproxima pode ser crucial para o clube fortalecer seu elenco e melhorar suas chances de recuperação no campeonato.