O Grêmio contratou um time inteiro de reforços para a temporada de 2023. Ao todo, onze jogadores foram adquiridos pelo clube gaúcho e isso faz com que, entre os vinte times da Série A do Campeonato Brasileiro, o tricolor fique com a quarta posição entre os que mais contrataram.
+ Pouco utilizado, Lucas Silva pode trocar Grêmio por clube da Série A
Apenas três clubes contrataram mais do que o Grêmio, sendo as duas primeiras empatadas com 15 anúncios feitos até o momento: Cruzeiro e Goiás. Na terceira colocação aparece o Bahia, com 14 reforços. Empatado com o Grêmio, o Vasco da Gama anunciou onze contratações até o momento.
Os reforços do Grêmio até o presente momento foram: Pepê, Reinaldo, Galdino, Gustavinho, Vina, Bruno Uvini, João Pedro, Fábio, Luis Suárez, Carballo e Cristaldo. Michael era um sonhos da diretoria para essa janela, mas deve ser negociado somente no meio do ano.
A lista, elaborada pelo site UOL Esporte, ainda conta com Coritiba, Santos e São Paulo (nove reforços), Atlético-MG (oito reforços), América-MG, Fluminense e Fortaleza (sete reforços), Athletico, Internacional e Botafogo (quatro reforços), Cuiabá e Bragantino (3 reforços), Corinthians e Flamengo (2 reforços). O Palmeiras é o único clube que não anunciou nenhum reforço para a temporada de 2023.
Suárez é o grande reforço do Grêmio
Luis Suárez foi uma das contratações mais impactantes do Grêmio para a temporada e, talvez, a mais impactante do Brasil. A chegada do uruguaio movimentou a torcida que aderiu de maneira maciça ao quadro social do clube.
Recentemente, o Tricolor superou seu arquirrival Internacional em número de sócios adimplentes, segundo a última atualização divulgada pelo clube. Com 80.501 sócios adimplentes, o Imortal passou o Internacional, que hoje conta com apenas 76.156 (número divulgado em dezembro).