Vivendo momento de reconstrução, o Grêmio apostou na chegada de jogadores estrangeiros para, mesmo gastando cifras inferiores aos seus concorrentes, seguir disputando os principais títulos do futebol brasileiro. Para isso, a contratação mais impactante foi a do atacante dinamarquês Martin Braithwaite.
Veja também: Como são os planos do Grêmio para o goleiro Adriel
Através deste método que o Grêmio chegou a assumir a liderança de um curioso ranking feito e divulgado pelo site “Sofascore”, especializado em estatísticas de todas as principais ligas do futebol mundial. De acordo com o estudo, o tricolor é o clube que mais utilizou jogadores estrangeiros nesta edição do Campeonato Brasileiro.
Grêmio lidera ranking de jogadores estrangeiros no Brasileirão 2024
Conforme o estudo, o Grêmio, comandado pelo técnico Renato Portaluppi, já usou 13 jogadores estrangeiros nesta edição do Brasileirão. Os atletas nascidos fora do Brasil que realizaram pelo menos uma partida no campeonato foram:
- Marchesín;
- Walter Kannemann;
- Villasanti;
- Felipe Carballo;
- Franco Cristaldo;
- Soteldo;
- Pavón;
- Miguel Monsalve;
- Alexander Aravena;
- Matías Arezo;
- Martin Braithwaite;
- Diego Costa (naturalizado espanhol);
- JP Galvão (naturalizado italiano)
O 2º colocado do ranking é o Atlético-GO, que já utilizou 10 “gringos” até o momento no Brasileirão. O maior destaque vai para o centroavante Joel Campbell, nascido na Costa Rica e que disputou a Copa do Mundo de 2014.
Em 2024, o Brasileirão já registrou a presença de 159 jogadores estrangeiros entre os 20 times da 1ª divisão. Para efeito de comparação, veja o número nos últimos anos:
- 2023: 130 jogadores
- 2022: 103 jogadores
- 2021: 77 jogadores
- 2020: 80 jogadores
- 2019: 68 jogadores
- 2018: 74 jogadores
- 2017: 69 jogadores