Apenas três pontos acima do Corinthians, primeira equipe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Grêmio já faz as contas para entender o que precisará fazer a fim de escapar do descenso. Apesar do cenário incômodo, o clube se vê em situação um tanto quanto confortável, bastante diferente de 2021.
Veja também: Flórida Cup? Entenda o post enigmático que esquentou o 2025 do Grêmio
Dos oito jogos restantes, o Grêmio, atual 13º colocado com 35 pontos, entende que necessita de ao menos três vitórias nas quatro partidas que ainda disputará na Arena. Assim, alcançaria a marca de 44 pontos – pontuação considerada “segura” pelo clube para lhe garantir a permanência na Série A.
Nas últimas cinco edições do Campeonato Brasileiro, somente o Juventude, em 2021, precisou de pontuação superior a 44 pontos para escapar do rebaixamento. Na ocasião, a equipe da Serra Gaúcha fez 46, e o Grêmio, primeiro rebaixado, terminou com 43. Veja:
- 2023: 44 – Bahia
- 2022: 41 – Cuiabá
- 2021: 46 – Juventude
- 2020: 41 – Fortaleza
- 2019: 39 – Ceará
Praticamente sem chances de classificação à Libertadores, o Grêmio, então, foca em terminar a temporada com a permanência na Série A. Para isso, tem seus jogos na Arena, contra Atlético-GO, Juventude, São Paulo e Corinthians, como fundamentais para alcançar o objetivo. Fora de casa, terá adversários duros, como Fluminense, Cruzeiro e Palmeiras, além do Vitória.
Jogos restantes do Grêmio no Campeonato Brasileiro
- Atlético-GO (casa)
- Fluminense (fora)
- Palmeiras (fora)
- Juventude (casa)
- Cruzeiro (fora)
- São Paulo (casa)
- Vitória (fora)
- Corinthians (casa)
Sem poder negociar a vitória, o Grêmio enfrenta o Atlético-GO, neste sábado, às 16h30, na Arena, em duelo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o confronto, que marcará a retomada da Arena em 100% de seu funcionamento, o clube promoveu uma promoção de ingressos e mira sua casa cheia.