O Grêmio está prestes a fechar a contratação do lateral-direito João Lucas por um valor bastante reduzido em relação à pedida inicial do Santos, graças a jogadores que sequer estão no clube. A informação é do jornalista Saimon Bianchini, do site Zero Hora.
Grêmio terá desconto por João Lucas
- O Grêmio havia encaminhado a contratação do lateral-direito João Lucas, que se destacou em 2024, emprestado ao Juventude, por 1,8 milhão de dólares (cerca de 11 milhões de reais), junto ao Santos.
- A diretoria gremista, então, renegociou os termos ao ceder 10% dos direitos econômicos do atacante Guilherme, que ainda lhe pertenciam, e obteve um desconto de 600 mil dólares (cerca de 3,6 milhões de reais). Assim, de 11 milhões, a negociação se encaminhou para ser finalizada em 7,4 milhões de reais.
- Entretanto, com a transferência de Thaciano do Bahia para o Santos, o Grêmio propôs um novo acordo em que cederia 20% dos direitos do meia que ainda lhe pertenciam, em troca de um desconto de 900 mil euros (algo em torno de 5,7 milhões de reais). A proposta foi aceita pelos santistas.
- Nesse sentido, com um desconto de 84,5%, o Grêmio está fechando a contratação de João Lucas por 1,7 milhão de reais, e não mais 11 milhões de reais, conforme previa o acordo inicial com a equipe paulista.
Economia em orçamento apertado para reforços
- Para 2025, o Grêmio definiu a quantia de 8 milhões de dólares (cerca de 50 milhões de reais) exclusivamente para a contratação de reforços. O aporte é considerado pequeno em relação aos clubes mais ricos do futebol brasileiro.
- Com os descontos obtidos pela cessão dos direitos de Thaciano e Guilherme, a diretoria gremista gastará com João Lucas apenas 280 mil dólares dos US$ 8 milhões disponíveis para a contratação de novos jogadores.