As contratações feitas pelo Grêmio na última janela de transferências serviram como comprovação de uma nova rotina nos bastidores do CT Luiz Carvalho. Desde o início deste ano, o Departamento de Futebol do clube, liderado por Antônio Brum e Luís Vagner Vivian realizou mudanças importantes na estruturação de alguns setores.
Veja também: Grêmio recebe novo aporte milionário da CBF; Entenda
Em entrevista ao site “GE”, Vivian comentou sobre o aumento no investimento para o setor de análise de desempenho e também na contratação de profissionais para a prospecção de atletas visando futuros reforços. A chegada de Fernando Lázaro, contratação muito comemorada nos bastidores, foi parte deste processo.
Grêmio aumentou investimento em analistas para observar o mercado
“Antes nós tínhamos dois analistas que praticamente só conseguiam trabalhar reativamente. Chegavam as ofertas de jogadores, a gente via também alguns, e esses dois conseguiam ver esses jogadores. O monitoramento de outros atletas estava limitado por falta de braço.
Quando eu cheguei nós tínhamos cinco analistas, três de desempenho, que são aqueles que atendem diretamente à comissão técnica. E dois analistas de mercado, que são os que observam o externo para potenciais contratações. Eles ficavam todos no vestiário. O Fernando dá um suporte na organização de processo da análise de desempenho, que ele é expert nisso, e ele foi estruturando essa outra parte da análise de mercado, que contempla duas coisas, entradas e saídas. Não é só a contratação, tem a saída também, é cada vez mais o clube trabalhar proativamente na venda do seu jogador.” comentou Vivian.
Atualmente, o número de profissionais do setor de análise e desenvolvimento subiu para 7. São eles:
- Fernando Lázaro: Coordenador do setor de análise e desempenho
- Lucas Sachet: Coordenador de Análise e Mercado
- Guilherme Berlitz: Analista de mercado
- Gustavo Vargas: Analista de mercado
- Henrique Letti: Analista de mercado
- Antônio Cruz: Analista de mercado
- Artur Sigallis: Analista de dados
Na última janela de transferências, o Grêmio recorreu a nomes alternativos para reforçar o elenco e gastou aproximadamente R$ 50 milhões com as chegadas de Alexander Aravena, Matías Arezo e Miguel Monsalve. O centroavante dinamarquês Martin Braithwaite chegou sem custos após rescindir contrato com o Espanyol, da Espanha.