O ano de 2024 ainda não terminou para o Grêmio, mas o clube já deu início ao seu planejamento para a próxima temporada, e um dos objetivos é resolver um problema da equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi neste ano: as laterais.
Veja também: Técnico ex-Real Madrid é o “ficha 2” do Grêmio, que sonha com outro nome para 2025
Com a aposentadoria de Fábio prevista para dezembro, o Grêmio busca no mercado um novo reserva para João Pedro. Neste sentido, tem analisado o nome de João Lucas, que pertence ao Santos mas está emprestado ao Juventude. O lateral-direito tem feito boas partidas na Série A e despertou a atenção dos dirigentes gremistas.
Há, porém, um empecilho importante: a alta pedida da equipe paulista, superior a R$ 25 milhões, para negociar o lateral. As tratativas devem avançar ao término da temporada, mas o Grêmio não pretende investir alto em um jogador reserva, já que prioriza a busca por um lateral-esquerdo titular.
A ala esquerda é um dos pontos de atenção do Grêmio para 2025, dada a provável saída de Reinaldo ao término da atual temporada. A diretoria gremista busca um titular incontestável para a função e tem Wendell, do Porto e da Seleção Brasileira, como o seu “ficha 1”. O clube mantém conversas com o estafe do jogador e tenta a assinatura de um pré-contrato em dezembro, já que seu vínculo com a equipe portuguesa se encerra em junho do ano que vem.
Marlon, do Cruzeiro, é o “plano b” do Grêmio por Wendell
Se não tiver sucesso nas negociações por Wendell, o Grêmio tem Marlon, atualmente no Cruzeiro, como uma segunda opção. O jogador já esteve no radar gremista em janelas anteriores e por pouco não se transferiu para o clube. Apesar de ser titular da equipe mineira, não tem a melhor das relações com o recém chegado treinador Fernando Diniz.
O técnico Renato Portaluppi conta com opções escassas para as laterais esquerda e direita. Bastante contestado, Reinaldo é o titular pelo lado esquerdo, com Mayk, vítima de muitas lesões e sem conseguir se firmar, como opção imediata no banco de reservas. Do lado direito, João Pedro é o titular absoluto, mas seu reserva, Fábio, também é constante no departamento médico – e até por isso, Renato precisou recorrer à base e promover o jovem Igor ao elenco profissional. Ele será o titular da posição nesta quarta-feira, contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro.
Com informações: Repórter Kaliel Dorneles e jornalista Sérgio Boaz.