O desempenho do Grêmio na temporada de 2023 está acima do esperado, tanto pela torcida, quanto pela diretoria do clube. Boa parte deste rendimento se deve ao técnico Renato Portaluppi e a satisfação sobre o trabalho do técnico é admitida publicamente pela direção gremista.
Veja também: Grêmio admite dificuldade para encontrar substituto à altura de Suárez
Em entrevista recente ao jornalista Diogo Rossi, o vice de futebol do Grêmio, Antônio Brum, falou sobre o trabalho do comandante gremista e garantiu que Renato é o técnico escolhido para o Grêmio para a próxima temporada.
“Ele já era o treinador da nossa preferência antes do presidente Guerra assumir. E acho que o trabalho feito esse ano é excelente. Campeão gaúcho, venceu os Gre-Nais, chegou na semi da Copa do Brasil e agora está em 3° no Brasileirão. Tudo isso vindo de uma Série B. Subiram quatro grandes da B, três viraram SAF e olha onde eles estão. E o Grêmio está brigando em cima contra Palmeiras e Botafogo. Acho o trabalho do Renato muito bom e ele é o nome da nossa preferência para o ano que vem”, revelou.
O entendimento da diretoria gremista é que, mesmo com todos os reforços que chegaram, o ano seria de reconstrução, no entanto, o bom trabalho de Renato Portaluppi fez o time brigar na parte de cima da tabela e, com isso, se credenciar para continuar no Tricolor em 2024.
Renato e Grêmio no top-5 em estatística do Brasileirão
Renato além de estar brigando na parte de cima da tabela com o Grêmio, ainda faz parte de um seleto grupo de treinadores no Brasil: os que ainda não mudaram de time em 2023. Apenas cinco profissionais começaram o Brasileirão e continuam em seus times.
Veja também: Impasse contratual entre Grêmio e Lucas Leiva se arrasta seis meses após aposentadoria
Os técnicos que ainda não mudaram de time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro são: Palmeiras (Abel Ferreira), Grêmio (Renato Portaluppi), Fluminense (Fernando Diniz), Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda) e Red Bull Bragantino (Pedro Caixinha).