A próxima quarta-feira (31) reserva um embate emblemático para o futebol gaúcho, com os técnicos Renato Portaluppi e Roger Machado, ambos com passagens marcantes pelo Grêmio, se enfrentando agora como rivais. A quarta rodada do Gauchão será o palco desse encontro, com Renato comandando o Grêmio e Roger à frente do Juventude.
Veja também: Juventude aposta em reforço de peso para quebrar tabu de 12 anos contra o Grêmio
Renato, em sua quarta passagem pelo Grêmio, encabeça um projeto de reconstrução com o tricolor, buscando as glórias que tanto caracterizaram sua passagem anterior. Já Roger, que também contribuiu para episódios de recuperação do clube, vive o momento atual com o Juventude, tentando imprimir sua filosofia de trabalho.
O histórico de duelos entre as equipes sob o comando dos dois treinadores, até o momento, favorece Roger Machado, que acumula três vitórias contra uma de Renato e um empate. O primeiro confronto entre eles, em 2018, viu Roger levar a melhor, dirigindo o Palmeiras em uma vitória por 2 a 0 sobre o tricolor de Renato, em partida válida pelo Brasileirão.
O retrospecto se estende com mais quatro episódios em 2019, com Roger no Bahia e Renato no Grêmio, como mostra o levantamente feito elo site GaúchaZH:
- Bahia 1 x 0 Grêmio – Campeonato Brasileiro 2019 (1º turno)
- Grêmio 1 x 1 Bahia – Copa do Brasil 2019 (ida)
- Bahia 0 x 1 Grêmio – Copa do Brasil 2019 (volta)
- Grêmio 0 x 1 Bahia – Campeonato Brasileiro 2019 (2º turno)
Durante 2021, ambos foram treinadores de grandes equipes do Rio – Fluminense e Flamengo, respectivamente – mas não se encontraram nos campos. Agora, com os dois no comando de clubes do Rio Grande do Sul, a rivalidade pode ganhar novos capítulos.
Renato e Roger trabalharam juntos no Grêmio
Não é apenas a rivalidade que une Renato e Roger. Os dois já compartilharam o mesmo lado do campo. Entre 2010 e 2011, Roger atuou como auxiliar técnico de Renato no próprio tricolor, forjando uma relação de trabalho que hoje se converte em um confronto tático entre mestre e aprendiz.
Veja também: Clube espera anunciar novo reforço para o meio-campo nos próximos dias
Grêmio e Juventude se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena. Para o confronto, são esperados pouco mais de 18 mil torcedores.
Com informações: GaúchaZH