Criado na base do São Paulo e contratado em 2019 ainda para as camadas inferiores do Grêmio, o centroavante Ricardinho não vai continuar no tricolor gaúcho na temporada de 2023. Antes, esteve emprestado ao Atlético-GO, que foi rebaixado à próxima Série B e não desejou continuar com o atleta.
+Diego Souza revela preparação física prévia e mostra expectativa por grande ano
Sem atrair os olhares do técnico gremista Renato Portaluppi, o jogador foi liberado em definitivo para defender o Levski, da Bulgária. Ele terá três anos de vínculo por lá e o Grêmio não irá lucrar em um primeiro momento, mas manterá 55% dos direitos para futuramente ter chances de nova receita.
Antes de jogar no clube de Goiânia, Ricardinho esteve emprestado ao Marítimo-POR e depois chegou a ser utilizado pelo técnico Roger Machado em alguns jogos da Série B. Porém, não conseguiu corresponder e foi perdendo espaço no plantel até ser liberado novamente.
O melhor momento de Ricardinho no Grêmio foi sob comando do técnico Tiago Nunes, com quem inclusive marcou gol no Gre-Nal da ida da final do Gauchão no Beira-Rio, por 2×1, em 2021. Posteriormente, o tricolor venceria a competição com um empate em 1×1 em sua casa, na Arena, na semana seguinte.
Mercado da bola: Jean Pyerre também sai
Assim como Ricardinho, Jean Pyerre está fora dos planos do Grêmio para a nova temporada e não será nem reavaliado por Renato, que o conhece muito bem. Ele esteve emprestado ao também rebaixado Avaí, que não quis efetuar a compra que tinha direito. O meia rescindirá o contrato e ficará livre para estabelecer o seu novo destino da carreira.