Enquanto o Grêmio se preocupa com datas e mantém certa cautela sobre o retorno do Gauchão, cogitando até mesmo apoiar uma “aclamação” do Caxias como vencedor, o Internacional vê um “alento” a partir da nova nota do Governo do RS.
Na sexta-feira, o Governo soltou comunicado oficial – leia abaixo – abrindo a possibilidade de, mesmo com “bandeira vermelha” no distanciamento controlado do coronavírus, os treinos coletivos retornarem nas próximas semanas e o Gauchão no final de julho.
“É um alento, (a nota) demonstra que o próprio governo trabalha com a volta do Campeonato Gaúcho. Se houver a possibilidade de treinar de forma coletiva a partir do dia 10 de julho, será suficiente para a gente não sair de Porto Alegre. Foi uma boa notícia para todos que querem o final do Campeonato Gaúcho dento do campo de campo. Neste cenário de hoje, acho que fica afastada a possibilidade de sair de Porto Alegre”, disse Alexandre Barcellos, vice-presidente do Internacional, à Rádio Gaúcha.
O Grêmio, a princípio, mantém o planejamento de ir treinar em Criciúma como forma de preparação ao Brasileirão, que deve iniciar no dia 9 de agosto. Em Santa Catarina, os treinamentos com contato físico estão liberados.
Leia a nota do Governo do RS:
“Sobre o retorno do Campeonato Gaúcho, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul informa que segue avaliando o protocolo encaminhado pela Federação Gaúcha de Futebol. No momento, o Comitê Científico está concluindo uma análise sobre a volta dos treinos com contato físico. A estimativa é que a conclusão aponte que o retorno do campeonato possa ocorrer entre o final de julho ou começo de agosto. A liberação dos treinos ocorreria antes“.