No momento em que os torcedores contestam a situação dos goleiros do time principal, na base, o clube perdeu uma jovem promessa. Gabriel Pereira, jogador da Seleção Brasileira Sub-17, não acertou renovação com o Grêmio e assinou contrato com o Monaco, da França.
Segundo informações divulgadas pelo portal UOL Esporte, os representantes do jogador bancaram a multa rescisória do contrato, que estava reduzida por conta da aproximação com a data de encerramento. O vínculo terminaria em fevereiro de 2020 e o goleiro não estava satisfeito por conta dos poucos minutos que estava recebendo em campo nas partidas. A direção gremista tentava desde 2018 a ampliação do contrato e desde então o negócio se arrastava.
Gabriel Pereira foi titular da Seleção Brasileira no Sul-Americano da categoria disputado no Peru. O atleta era extremamente elogiado dentro do clube, mas os problemas com a renovação contratual foram afetando a relação entre as partes. A saída do atleta é vista como uma grande derrota, tendo em vista o baixo retorno financeiro ocorrido em um jogador de altas potencialidades.