O Grêmio foi notificado pela Universidad Católica devido ao atraso no pagamento de uma das parcelas pela compra de Alexander Aravena, realizada em julho de 2024 por 2,8 milhões de euros, cerca de 16,6 milhões de reais conforme a cotação da época da transação.
Parte dos valores já foi quitada pelo Grêmio, que adquiriu 70% dos direitos econômicos do atacante chileno de forma parcelada. A parcela em atraso é de 530 mil euros, cerca de 3,1 milhões de reais, e deveria ter sido paga até 31 de janeiro, o que não ocorreu.
A Universidad Católica não cogita entrar com algum tipo de ação na Fifa para receber os valores, pois as demais parcelas foram pagas sem atraso. O clube chileno entende que imprevistos podem acontecer no futebol e apenas notificou o Grêmio para que o pagamento seja realizado o mais breve possível.
Grêmio mantém contato com a Universidad Católica e quitará pendência nas próximas semanas
O atraso no pagamento da prestação pela compra de Aravena está relacionado ao fluxo de caixa do Grêmio neste início de temporada, algo considerado normal. A diretoria mantém contato com a Universidad Católica para assegurar que o pagamento seja feito nas próximas semanas, tratando o caso como um atraso pontual.
A quantia de 3,1 milhões de reais deve ser quitada em parte com o valor da venda de Nathan Fernandes ao Botafogo, por 7,5 milhões de dólares (40,9 milhões de reais). Além disso, o Grêmio ainda tem dinheiro a receber pela venda de outros jogadores, também de maneira parcelada. Por isso, a notificação do clube chileno não chega a ser uma grande preocupação para a diretoria gremista.
Adquirido junto à Universidad Católica, Aravena, de 22 anos, é titular do Grêmio neste começo de temporada sob o comando de Gustavo Quinteros. O atacante já participou de oito partidas, marcando um gol e dando uma assistência.