O Grêmio quer o título do Campeonato Brasileiro, mas se isso não for possível, garantir uma vaga no G4 do Brasileirão seria uma grande conquista para o clube gaúcho. No entanto, vale ressaltar que existem as vagas na pré-Libertadores, concedidas para o quinto e sexto colocado da tabela.
Veja também: Renato deve ganhar reforço de três titulares para jogo do Grêmio contra o Goiás
Se vencer o Goiás, o Grêmio confirma matematicamente a sua vaga, pelo menos, na fase preliminar da competição mais importante da América do Sul. Hoje, cinco clubes brasileiros estão garantidos na Copa Libertadores, sendo eles: Flamengo, Palmeiras e Botafogo (por pontuação no Brasileirão), além de São Paulo (Copa do Brasil) e Fluminense (campeão Libertadores).
Além dos cinco brasileiros, outros 23 clubes estão garantidos na competição. Confira a lista completa de quem já assegurou vaga na disputa da Libertadores de 2024:
- Argentina: River Plate, Talleres e Rosario Central
- Bolívia: The Strongest e Bolívar
- Chile: Cobresal
- Colômbia: Millonarios e Atlético Nacional
- Equador: LDU, Independiente del Valle, Barcelona e El Nacional
- Paraguai: Libertad, Cerro Porteño e Trinidense
- Peru: Alianza Lima, Sporting Cristal, Universitario e Melgar
- Venezuela: Portuguesa, Deportivo Táchira, Caracas e Puerto Cabello.
Libertadores é o foco do Grêmio
Apesar de nos bastidores o discurso ainda ser alinhado sobre a possibilidade de título, o grande foco do Grêmio nesta temporada é conseguir uma vaga para a Libertadores. Para a diretoria, estar na competição será determinante para balizar o investimento que será feito para 2024.
Veja também: Torcedor do Grêmio faz história e transmitirá em seu canal do Youtube clássico do futebol russo
A tendência é de que o Grêmio consiga montar um elenco mais competitivo para o ano que vem e, estando na Libertadores, a diretoria planeja fazer um esforço ainda maior para entregar um plantel com mais peças de qualidade para Renato.