O técnico Renato Portaluppi não contará com Braithwaite para as duas partidas do Grêmio contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, entre os dias 31 de julho e 7 de agosto.
Veja também: Árabes podem desembolsar até R$ 110 milhões por dupla do Grêmio
Braithwaite necessitava ter o visto de trabalho publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira. Como o trâmite não aconteceu a tempo, o atacante dinamarquês não pôde ser inscrito para a fase de oitavas de final da competição.
A inscrição de Braithwaite no BID da CBF enfrentou uma série de complicações devido a ele nunca ter jogado no Brasil e possuir nacionalidade dinamarquesa. Diversas questões burocráticas precisaram ser resolvidas, incluindo a formalização do seu visto de trabalho, que precisava ser publicado no Diário Oficial da União. Esta era apenas uma das várias formalidades necessárias.
A tendência é que o atacante seja regularizado ainda nesta semana. Para atuar na Copa do Brasil, porém, Braithwaite precisará torcer para que o Grêmio elimine o Corinthians e avance para as quartas de final.
Braithwaite treina no CT do Grêmio
Enquanto aguarda a regularização para atuar no futebol brasileiro, Braithwaite treina no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre. Até o momento, o Grêmio comunicou apenas um acordo com o jogador, mas deve formalizar o anúncio oficial assim que ele tiver condições de jogar.
Braithwaite já foi aprovado nos exames médicos e deverá assinar contrato com o Grêmio até dezembro de 2026, com opção de renovação por mais uma temporada. O jogador, com passagem pelo Barcelona, estava livre no mercado. Seu último clube foi o Espanyol.