O Internacional venceu o Grêmio por 1 a 0 no Gre-Nal 443, válido pela 30ª rodada do Brasileirão. Com o gol de Rafael Borré, o Colorado garantiu sua terceira vitória sobre o rival na temporada, algo que não acontecia desde 1974, vencendo todos os clássicos do ano. A vitória colocou o Inter de volta ao G-6, com 49 pontos, enquanto o Grêmio permanece com 35, a apenas três da zona de rebaixamento.
O jogo
O Gre-Nal começou tenso, com as duas equipes evitando riscos nos primeiros minutos. Aos cinco minutos, o Grêmio foi o primeiro a assustar, quando Aravena finalizou rasteiro após se livrar da marcação, mas o goleiro Rochet defendeu com segurança. O Inter, por sua vez, respondeu aos 15 minutos com uma arrancada de Vitão, mas o ataque colorado foi travado por Jemerson.
A pressão do rival aumentou conforme o jogo avançava. Aos 33 minutos, Wesley cruzou rasteiro para a área gremista, mas Borré não conseguiu completar para o gol. As melhores chances do primeiro tempo vieram nos minutos finais, com Marchesín realizando grandes defesas em chutes de Wesley e Gabriel Carvalho, garantindo o 0 a 0 ao intervalo.
Segunda etapa decisiva
No segundo tempo, o Inter voltou mais agressivo e criou a primeira oportunidade logo aos cinco minutos, com Wesley chutando próximo à trave. O Grêmio, por sua vez, respondeu com uma cabeçada de Rodrigo Ely, defendida por Rochet. Renato Portaluppi fez mudanças, colocando Monsalve e Soteldo para tentar dar mais ofensividade ao Tricolor.
Aos 19 minutos, Borré perdeu uma chance clara de gol, desviando mal uma bola cruzada por Bruno Tabata. O Grêmio respondeu com Soteldo e Aravena, mas a finalização do chileno foi fraca e parou nas mãos de Rochet.
O gol do Inter veio aos 22 minutos. Em jogada trabalhada pela direita, Alan Patrick cruzou para trás, Bernabei ajeitou e Borré desviou de cabeça para balançar as redes: 1 a 0 para o Colorado. Mesmo com a vantagem, o Inter continuou pressionando, mas Marchesín evitou que o placar fosse ampliado.
O Grêmio tentou reagir nos minutos finais. Soteldo cruzou para Braithwaite, que bateu de primeira, mas Rochet fez grande defesa. Aos 44, Diego Costa teve a chance de empatar em uma cabeçada, mas o goleiro colorado defendeu em dois tempos. Arezo também assustou aos 48, mas sua cabeçada foi para fora.
Para o Grêmio, a derrota aumenta a pressão na luta contra o rebaixamento. Renato Portaluppi, que havia feito várias mudanças para tentar buscar o empate, viu sua equipe estacionar nos 35 pontos, apenas três acima do Z-4. O próximo desafio do Tricolor será crucial para definir os rumos da equipe na reta final do Brasileirão.